A Polícia da Republica de Moçambique (PRM), na província central de Manica, deteve, semana passada, dois cidadãos indiciados no crime de assassinato de um menor albino naquela parcela do país.
Em vida, o menor respondia pelo nome de Faztudo Saize, de seis anos de idade, residente no bairro Nhamaonha, na cidade de Chimoio, a capital provincial.
Os dois indivíduos, segundo a porta-voz da PRM em Manica, Elsídia Filipe, foram neutralizados, quinta-feira, num dos estabelecimentos hoteleiros de Chimoio.
A Policia acredita que estes sejam os cidadãos que esquartejaram o menor Faztudo Filipe, com recurso a faca e retiraram os cabelos, pernas e braços para fins supersticiosos com objectivo de obter riqueza.
A detenção destes cidadãos resulta de um trabalho aturado levado a cabo pela corporação em coordenação com a comunidade visando esclarecer o crime que chocou os residentes do Bairro Mudzingadze e zonas arredores, explicou a porta-voz.
A PRM investigou e concluiu que estes dois indivíduos são os principais envolvidos no crime que tirou a vida a Faztudo Filipe. Um dos envolvidos é vizinho. Trabalho prossegue para apuramos se existem mais pessoas envolvidas no crime e identificar os seus mandantes, acrescentou.
Elsídia Filipe assegurou que os indiciados serão processados exemplarmente e levados a justiça para desencorajar a prática de crimes de género contra pessoas portadoras de albinismo.
As pessoas devem distanciar-se desta prática criminosa que leva a crer que as pessoas com albinismo podem gerar riqueza. Todos temos que trabalhar para travar este mal. Não existe riqueza no corpo do albino. As pessoas sabem que a riqueza vem do trabalho. Temos que denunciar qualquer tentativa de sequestro e assassinato de albinos nas nossas comunidades, apelou.
Faztudo Filipe morreu esquartejado e abandonado nas proximidades duma linha férrea na cidade de Chimoio. Os bandidos retiraram do seu corpo os braços, pernas e cabelos, tendo deixado outros membros num saco.
O embrulho contendo os restantes membros de Faztudo foram encontrados por populares no bairro Mudzingadze. Este é primeiro caso de assassinato de pessoa com albinismo na província de Manica.
Dear readers, after reading the Content please ask for advice and to provide constructive feedback Please Write Relevant Comment with Polite Language.Your comments inspired me to continue blogging. Your opinion much more valuable to me. Thank you.